Blog

O que fazer em caso de incêndio no condomínio?

Os casos de emergência em condomínios são mais comuns do que se pensa. Um dos mais complicados e que devem ter seu cuidado redobrado são os incêndios, que podem causar graves danos tanto ao condomínio quanto aos condôminos.

Já de início é interessante que pelo menos uma vez no ano o condomínio ofereça um treinamento para os moradores, para que, em caso real de incêndio, saibam agir corretamente. Além do treinamento, é essencial que os equipamentos anti-incêndio estejam em perfeito estado, como o extintor, porta corta-fogos, hidrantes e entre outros.

A famosa frase “Em caso de incêndio não utilize o elevador, use as escadas”, que fica localizada ao lado de botões de elevador, requer atenção e serve como alerta aos usuários que utilizam o equipamento para se locomover verticalmente de maneira ágil.
Em caso de incêndio em um edifício, é essencial tentar manter a calma.
Não tente combater o incêndio, a menos que saiba utilizar com eficiência os equipamentos de combate.
Durante a saída ou após sair do edifício, jamais volte para pegar objetos.

Veja algumas dicas que podem ser seguidas em caso de incêndio:

Chame o Corpo de Bombeiros o mais rápido possível.

Não obstrua as saídas de emergência.

Certifique-se de que o condomínio possui os extintores apropriados e sempre cheque seus respectivos vencimentos e manutenções necessárias.

Desligue a chave geral do condomínio, localizada normalmente no térreo. Antes desta ação, verifique a existência de passageiros no elevador. Não utilize o elevador. O incêndio poderá cortar a energia do edifício e você poderá ficar preso na cabina do elevador, colocando em risco sua segurança.

Lembramos que a prevenção é o melhor remédio. Manter os equipamentos anti-incêndio como extintores, hidrante e etc sempre em bom estado e dentro da data de validade pode evitar que uma tragédia ainda maior aconteça.

Administradora F&FO que fazer em caso de incêndio no condomínio?